Marvel’s Avengers: Square Enix manteve-se lucrativa mesmo com o resultado negativo do jogo

Marvel's Avengers: Square Enix manteve-se lucrativa mesmo com o resultado negativo do jogo

A Square Enix conseguiu manter os lucros anuais, mesmo depois de ter operado com perdas no seu departamento de videojogos durante metade do ano, muito graças a Marvel’s Avengers.

A informação foi revelada atraves do relatorio financeiro da empresa, que mostra que a Square teve um aumento nas suas vendas nos ultimos nove meses de 2020, comparativamente ao mesmo periodo do ano passado. A companhia manteve-se rentavel, mesmo com os lucros 4.3% mais baixos do que mesmo periodo do ano passado. Ainda assim, a Square prevê que no final deste ano fiscal consiga ter um aumento da rentabilidade na ordem dos 12.4%.

A Square explicou os numeros na apresentação do relatorio, detalhando as vendas e os custos ao longo dos nove meses do ano fiscal de 2020. No primeiro trimestre, o lucro da empresa disparou, com as vendas de Final Fantasy VII Remake, chegando aos 34.1 mil milhões de ienes. Os lucros operacionais tambem aumentaram bastante, alcançando os 15 mil milhões de ienes.

No entanto, no segundo trimestre houve uma queda a pique das vendas e da receita operacional, com a empresa a sofrer perdas na casa dos 6 mil milhões de ienes. As vendas continuaram a descer no terceiro trimestre, e embora a receita operacional tenha aumentado, a Square continuou no vermelho. Esta queda esta relacionada com o lançamento de Marvel’s Avengers, que foi recebido de forma amena e que teve dificuldade em manter uma comunidade saudavel de jogadores.

O terceiro trimester tambem teve uma queda na venda dos MMOs, sem expansões para Final Fantasy XIV ou Draqon Quest X, mas o departamento manteve-se lucrativo graças ao às transações dos jogadores.

No departamento das diversões, a Square conseguiu recuperar de um primeiro trimestre muito negativo, com as arcadas a sofrer um grande impacto devido ao COVID-19. No terceiro trimestre o departamento conseguiu recuperar, operando com lucros similares aos vistos em 2019.

Embora Marvel’s Avengers tenha sido o jogo mais vendido em setembro de 2020, Square Enix ainda não recuperou os custos de produção, pelo menos ate ao final de novembro de 2020. O jogo vai receber uma versão next-gen nos proximos tempos e a Crystal Dynamics esta confiante que o novo conteudo que esta a desenvolver vai atrair os jogadores de volta.

Pedro Pestana e viciado em gaming, cafe e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana


Marvel's Avengers: Square Enix manteve-se lucrativa mesmo com o resultado negativo do jogo