Revelado CPU 100 mil vezes mais poderoso que a Xbox Series X

A Xbox Series X e a PS5 prometem ser as consolas com os mais avançados processadores, conseguindo rivalizar ate com alguns PC’s de gaming. E embora ja existam rumores de que as proximas placas graficas vão deixar as novas consolas a milhas de distância, uma empresa ja vaporizou por completo esta competição.

Cerebras Wafer Scale Engine Generation 2

Isolado no campeonato do poder, temos o Cerebras Wafer Scale Engine Generation 2, um processador massivo, com 850 mil nucleos e 2.6 biliões de transistores. Desenvolvido a pensar em supercomputadores, foi feito pela mesma companhia que desenvolveu os chips que dão vida às consolas da proxima geração, atraves do mesmo processo de 7nm, o que de certa forma faz dele um primo dos processadores das novas consolas.

Cerebras Wafer Scale Engine Generation 2
Creditos: Tom’s Hardware

A grande diferença entre os processadores salta à vista, literalmente. O tamanho e a arma deste monstro, que tem mais 849,992 nucleos que a Xbox Series X e mais 2,598,460,000,000 transistores. A PlayStation 5 com o seu processador de 8 nucleos tambem fica para tras nesta corrida.

Para alcançar o mesmo poder de processamento com as novas consolas, seriam precisas cerca de 106,250 Xbox Series X ou PlayStations 5. Ainda não sabemos o preço de uma, mas e seguro dizer que sera preciso uma carteira bem recheada para alcançar o poder desta criatura.

Via Tom’s Hardware

Pedro Pestana e viciado em gaming, cafe e voleibol, sensivelmente nesta ordem. Podem encontrar alguns dos seus devaneios em @pmnpestana


Revelado CPU 100 mil vezes mais poderoso que a Xbox Series X